quinta-feira, 13 de maio de 2010

Flashback - Toniolo


A lenda do livro e a lenda do pichador.



Quando eu tinha 20 anos eu saí de Florianópolis e fui morar em Porto Alegre. A cidade nova era feia, suja e cheia de pichações. Realmente um contraste com a paradisíaca Floripa. Mas eu gostava. Não sei como ela está hoje, mas na época, a cidade gaúcha oferecia bem mais atividades culturais que a terra dos surfistas. Sem contar a possibilidade de ir curtir um rock sujo na Garagem Hermética até mesmo durante a semana.
Logo que cheguei na rodoviária havia uma pichação que me chamou atenção, uma que se repetia por todos os muros da cidade escrito "Toniolo", sempre com a mesma caligrafia. Fiquei bastante curioso e sempre que eu conhecia alguém na cidade eu acabava perguntando: "E você saberia me dizer quem é Toniolo?". Cada um me dava uma explicação diferente. Chegaram a me dizer que era uma ONG, outros disseram que era um guru e eu também ouvi dizer ser uma facção criminosa perigosíssima.







Na dúvida resolvi fazer tirinhas toscas sobre as diversas possibilidades do que seria aquele mistério porto-alegrense. No fim das contas virou um livrinho de tirinhas que levei uns dois anos pra publicar.
Não virou nenhum Best Seller. Afinal, por razões misteriosas a editora não distribuiu o livro e eu nunca vi um centavo dos 1000 exemplares que eles imprimiram. Porém, existe um lugar no mundo onde ainda pode-se obter essa raridade. E esse lugar é aqui mesmo.








Nenhum comentário: