segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Trem Noturno.

Passei vários anos da vida perambulando por aí. Mas, numa dessas viagens aconteceu um fato que me lembro muito bem. Não pelo fato em si, mas como ele ficou gravado em meu caderninho de viagens.



Em 2005, eu e meu amigo Chris, estávamos em um tour pelo Egito e resolvemos economizar um pouco de dinheiro pegando o trem vagabundo que ia para o Cairo, saindo de Luxor, onde passamos alguns dias visitando o Vale dos Reis, Vale das Rainhas, Templo de Karnak e ruelas sinistras fora da rota turística. Nessas ruas, as criancinhas davam bom dia e os adolescentes xingavam a gente por sermos infiéis malditos vindos do ocidente. Passamos o dia na cidade perambulando a pé, pechinchando até para comprar uma garrafa com água e comer faláfel.
O trem noturno levaria nove horas pra chegar ao nosso destino. Estávamos exaustos e achamos que poderíamos tirar uma bela soneca de volta a capital caótica da terra dos Faraós. Mas isso não aconteceu.

Ruas de Luxor - Fora da rota turística.

Chris andando por Luxor enquanto auto-falantes cantavam por Alá.

Meu amigo Chris nas ruas paralelas de Luxor.

Quando entramos no nosso vagão, com tickets escritos a mão, percebemos que nosso lugar no trem havia sido vendido umas três vezes e não poderíamos viajar na cabine. Então, permanecemos a noite inteira no corredor do trem. As pessoas passavam nos pisoteando e os árabes que estavam nas cabines riam da nossa situação como se estivéssemos pagando por algum crime. A vontade que tínhamos era de cuspir em todos e gritar de ódio. Mas resolvi desenhar o pobre Chris enquanto ele desabafava em seu caderninho. O resultado foi esse desenho:

Agora, em 2009, ele passou a fazer parte do Sketchbook da Grafar (Associação dos Grafistas do Rio Grande do Sul), juntamente com desenhos de diversos outros artistas gaúchos, num caderno de rascunhos produzido pela Print Paper, em Porto Alegre. E, como se isso não bastasse, acabou de levar o V Prêmio de Excelência Gráfica no Rio Grande do Sul.

Koostella no corredor do trem.

Mulher com medo de passar (três da madrugada).

Chris otimista.

Um comentário:

manu d`eça disse...

pô koostella! não faz sombra nas historinhas dos meus netos! kkkkkkkk... tuas aventuras fazem as minhas ficarem tãããão sem graça!
e parabéns pelo desenho.

beijo, guri!
(: